06 outubro 2009

Concurso "Astronomia Artística"

Data limite para entrega de trabalhos:
31 de Janeiro de 2010


Concurso “Astronomia Artística” desafia alunos portugueses a reaproximar arte da ciência


O Ano Internacional de Astronomia quer reaproximar a arte da ciência e transformar os astros em objectos de contemplação. Para isso desafi[ou] os alunos de todas as escolas portuguesas a recriarem planetas, luas, estrelas, galáxias através da arte, utilizando qualquer veículo como a multimédia, artes plásticas, literatura ou música.

“A separação entre ciência, como uma actividade exclusivamente racional, e a arte, como algo de mais emocional, criativo, onde o imaginário tem um papel primordial, desfaz-se nos dias de hoje”, explica em comunicado Fernanda Freitas, coordenadora nacional do concurso “Astronomia Artística”[…].

O entrelace entre arte e ciência esteve sempre patente na História. […]. Do lado da arte, a literatura, e a poesia foram buscar diversas vezes conceitos científicos.

O espanto da arte para invocar o fascínio na ciência pode vir de onde menos se espera. As fantásticas fotografias criadas pelo telescópio Hubble começam por ser apenas pixéis pretos e brancos que, posteriormente, os cientistas do Hubble Heritage Project transformam em retratos adicionando cores aos gases que detectam no espaço. Em 2003, a investigadora Elizabeth Kessler fez um estudo que concluía que esta manipulação era influenciada pelas cores e contrastes das pinturas do século XVIII que retratavam as paisagens do Oeste americano.

“As imagens do Hubble são parte da tradição da paisagem Romântica – elas enquadram no modelo popular e familiar de como o mundo natural se deve parecer”, disse a investigadora na altura. Segundo Kessler o objectivo derradeiro dos cientistas do Hubble é que alguma criança, fascinada pelas imagens, ponha a fotografia na parede do seu quarto. “Querem que a ciência invoque um sentimento de fronteira e descoberta.”

O novo concurso do Ano Internacional de Astronomia põe agora o material científico na mão dos alunos portugueses para que sejam eles a fazer esta aproximação. "A História revela-nos que as culturas florescem quando a ciência e a arte evoluem de modo unificado", relembra Fernanda Freitas.

In 28.09.2009 - 17h08 PÚBLICO


Regulamento do concurso

Ficha de inscrição

Sem comentários: