14 janeiro 2010

Tarefa de Janeiro

A tarefa que te propomos este mês é a realização dum microfilme. O trabalho que apresentares deve ser original e deve relacionar-se com a história contada no livro do mês de Janeiro, o álbum de BD da série Astérix e Obélix «O combate dos chefes».

Cria uma situação em que esteja de algum modo representada a química/física experimental e/ou a culinária e que resulte na descoberta de uma substância com efeitos surpreendentes. Pega numa bata e começa a “explodir coisas” (com efeitos especiais, claro) e filma com telemóvel, câmara digital ou webcam do computador. Dá largas à tua imaginação: faz um documentário, um falso anúncio, um falso trailer ou uma curta de animação, por exemplo.

Algumas regras (poucas) a respeitar:

  • Não é obrigatório que o microfilme tenha personagens visíveis e, portanto, actores. Podem incluir texto em “voz off”, texto escrito e música, desde que indicados os respectivos créditos na ficha técnica.
  • Não podem exceder a duração de 2 minutos (incluindo título e ficha técnica) nem o limite de armazenamento de 100 MB.
  • Os microfilmes deverão ficar em formatos que possam abrir em Windows Media Player (ficheiros AVI, MPEG ou WMV; no caso dos telemóveis será necessário proceder a uma conversão).

Pontuação:

Desta vez o público também dá pontos. Basta deixares um comentário no teu vídeo favorito com indicação do teu nº, turma e ano. Se fores participante do concurso convence os teus amigos e colegas a votarem no teu microfilme. A escolha do público terá um peso de 50% na pontuação final.

Os outros 50% serão da responsabilidade do júri do concurso Duas Culturas, de acordo com os seguintes critérios: concepção, criatividade, adequação ao tema base.

Os microfilmes serão exibidos aqui para que o público possa proceder à votação.

Isto pode ser útil:

  • Para a montagem do microfilme podes utilizar o Windows Movie Maker. Ao longo do ano estão previstos alguns workshops destinados aos alunos que quiserem aprender a utilizar esta ferramenta de edição e produção de vídeos. A seu tempo, publicaremos as datas dos workshops.
  • Qualquer problema na conversão dos ficheiros ou na submissão do microfilme deverá ser comunicado através do email do Concurso Duas Culturas.

Sem comentários: