08 março 2010

As origens do nosso universo, por Liliana Fernandes

As Origens Do Nosso Universo, de Malcolm S. Longair

Li este livro a propósito da disciplina de Física e Química, uma vez que os livros mais científicos, aqueles que envolvem muitas fórmulas, utilizadas para explicar algo que é dito, não me estimulam minimamente.
Este livro é sobre a natureza, a origem do Universo, a origem de tudo… Tenta explicar a evolução ao longo destes milhões de anos, as transformações, desde o Big Bang.
É um livro bastante ilustrado e com uma linguagem acessível, o que também faz do texto deste, um texto de fácil compreensão.
Malcolm incide mais na parte da astronomia (mais especificamente da cosmologia, um ramo da astronomia), fala da formação das estrelas, do seu ciclo de vida, dos astros e de outros corpos que se encontram no espaço, no Universo. Tenta encontrar respostas para perguntas que nós, pessoas comuns, fazemos, por vezes, a nós próprios, acerca da origem do Universo e de como este irá acabar. Obriga-nos, também, de certa forma, a termos uma posição autocrítica em relação a este assunto.
É na descoberta do passado que é possível prever o futuro, ou pelo menos colocar várias opções sobre o que se segue ao presente.

Liliana Fernandes, 11º D

Sem comentários: