28 maio 2010

Tarefa de Maio

Com a tarefa do mês de Maio, fechamos o concurso “Duas culturas”.

Desta vez propomos-te que leias (ou apenas folheies) o livro do mês:
DURAND, Jean-Yves (org.) - Vila Verde: uma etnografia no presente. Ed. Câmara Municipal de Vila Verde, 2004.

Concentra-te no texto e nas imagens que retratam a tecnologia da água do concelho de Vila Verde.

Jean-Yves Durand refere-se-lhe nestes termos: “(…) ao longo dos séculos, a paisagem [de Vila Verde] foi estruturada e modelada pelos constantes esforços humanos de controlar e utilizar a água. O sistema passa neste momento por um nítido enfraquecimento generalizado (…), mas é verdade que a cultura da água, por assim dizer, chegou em Vila Verde a uma sofisticação e um grau de intensidade invulgares. Os traços desta espantosa organização não passam, no entanto, de discretas inscrições no terreno, cujos pormenores mais finos só se revelam a quem os procura com insistência: é uma paisagem com marca de água.” O autor alude ainda a uma “(…) identidade local (…) [que é] feita sobretudo de pequenos toques, de ambientes difusos, e não salta logo à vista de quem não se dá ao esforço de um olhar atento.”

O trabalho final do “Duas Culturas” consiste em fotografar uma dessas “inscrições no terreno” da cultura da água no teu concelho. Deverás incluir uma legenda que referencie o local onde tiraste a fotografia; podes ainda acrescentar, se achares pertinente, algumas notas explicativas ou curiosidades acerca do objecto fotografado.
Nas páginas desta obra encontrarás imagens que te podem servir de referência.


Pontuação: os trabalhos serão pontuados numa escala de 1 a 100, de acordo com os seguintes critérios:

- Qualidade da imagem (70 pontos);

- Adequação e pertinência da legenda (30 pontos).


2 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer ser desagradável, parece-me que uma professora de matemática se esquecer que 70 + 40 = 110 e não 100 é mesmo cansaço a mais. Parece-me que andamos todos a precisar de férias...

Isabel Costa disse...

O quê? Onde? Qual 70+40? Não sei do que falas :))