18 julho 2010

A fórmula de Deus, por Rafaela Alves

A Fórmula de Deus é mais um dos romances do simpático pivot da estação televisiva. José Rodrigues dos Santos teve um grande sucesso logo desde a edição do seu primeiro livro. Agora não só é conhecido como um bom jornalista mas também como um bom escritor.

Toda esta obra é centrada num conceituado criptonalista português, professor universitário, chamado Tomás de Noronha. Este tem uma vida pacata mas, no momento em que é mais preciso, aparentemente por acaso, por uma iraniana (Ariana Pakravan), o seu quotidiano deu uma volta total "como se costuma dizer o mundo para Tomás ficou virado do avesso".

O protagonista passa a ter de enfrentar várias situações ao mesmo tempo, como: o surgimento da paixão pela iraniana em questão; a notícia de que o seu pai está às portas da morte com um grave cancro nos pulmões (acabando por falecer); a pressão de entidades internacionais com interesses opostos; e a descodificação de mensagens deixadas por Albert Einstein num importantíssimo manuscrito designado por Die Gottesformel, o maior achado do milénio: a prova científica da existência de Deus.

Tomás vê-se obrigado a viajar pelo Egipto, Irão e pelo Tibete de forma a encontrar cada vez mais pistas sobre como desvendar este mistério universal, ao mesmo tempo em que é perseguido pela polícia iraniana e pela CIA. Mas o que move Tomás Noronha é o seu grande amor por Ariana.

A obra é tão envolvente, tão emocionante, que não conseguimos desprender dela sem descobrirmos o verdadeiro e derradeiro segredo deixado por Einstein por complicados hieróglifos. Tudo uma enorme confusão devido aos iraquianos pensarem que a fórmula é um modo rápido de produzir uma bomba nuclear.

O livro é bastante interessante e elucida-nos para temas actuais e da ordem do nosso dia-a-dia.

Apesar de ter uns pequenos contratempos o livro, em pequenos períodos de tempo, torna-se um pouco cansativo pois tem páginas e páginas de noções teóricas sobre Física, cálculos de Tomás, o processo de desenvolvimento de bombas e consequentes estragos.
Embora estas partes sejam um pouco mais aborrecidas todo o resto do conteúdo do livro compensa.

É uma história empolgante, que mistura a Física com romance, aconselho-o vivamente a todos os fãs deste tipo de escrita, é uma obra que nos vai prender e ao mesmo tempo faz-nos pensar e meditar, debruçarmos-nos sobre certos assuntos como a grande questão para a qual eu acho que será, sem dúvida, o maior mistério de todos os tempos:
"Será que realmente Deus existe?"

Sem comentários: