14 novembro 2012

Porque não congelam os pinguins?


Porque não congelam os pinguins?

   “Porque não congelam os pinguins?”, este  livro é constituído por uma coleção de perguntas e respostas publicadas na revista New Scientist, na coluna de “Last Word”,  é uma revista científica de periodicidade semanal que notícia os desenvolvimentos mais recentes das áreas científica e tecnológica.
   Este livro está dividido em 9 partes, vou dar um exemplo de cada parte.
  
   A  primeira é sobre o tema “Os nossos corpos”, Qual a razão das pessoas espirrarem quando passam de um ambiente escuro para um outro muito iluminado? Quando o sol bate numa determinada zona, particularmente se for abrigada ou protegida por vidro, dá-se um acentuado aumento da temperatura do local. Como consequência, o ar aquece e sobe, arrastando consigo milhões de partículas de pó e fibras de pêlo. Estas sobem, literalmente, pelo nariz da pessoa muito poucos segundos depois de terem sido levadas pelo ar, e dai o espirro.
   A segunda é “Tudo bem?”, Quais são as alterações físicas que fazem com que, quando estamos nervosos, fiquemos com a garganta seca? Como o nosso corpo por exemplo quando está a fugir de algo perigoso, nessa altura não é importante comer, então as glândulas da saliva são desativadas e os vasos sanguíneos que irrigam os músculos e o coração dilatam para transportar um maior fluxo de sangue até aos orgãos mais importantes necessários para a ação drástica exigida.
   A terceira é “Plantas e animais”, As formigas não cozem no microondas? Nos microondas as ondas tem uma certa distância entre si, as formigas são tão minúsculas que conseguem esquivar-se aos raios e sobreviver.
   A quarta é “Comer e beber”, Porque faz fios o queijo gratinado? O queijo cru contém longas cadeias de proteínas mais ou menos enroladas numa confusão gordurosa e aquosa. Quando é aquecido, as gorduras e as proteínas derretem-se e, caso se mexa a mistura, as cadeias transformam-se em fios.
   A quinta é “Ciência doméstica”, Porque não adere a película aderente a uma tigela de metal como adere a uma taça de vidro ou porcelana, que têm uma superfície igualmente suave? A película aderente adquire uma carga elétrica quando é desenrolada. Pode então unir-se a um corpo isolante pelo mesmo mecanismo que faz com que um pedaço de papel se agarre ao ecrã do computador ou do televisor, igualmente carregados de eletricidade estática. O mecanismo assenta no facto de a película e o objeto a que adere terem  um potencial elétrico substancialmente diferente. Quando o objeto é de metal, a carga da película é dissipada através dele, anulando assim o efeito.
   A sexta  é “O nosso planeta, o nosso universo”, Porque razão  o céu (num dia sem nuven ) é azul? A luz emitida pelo Sol colide com as moléculas suspensas no ar e dispersa-se em todas as direções. A taxa de dispersão depende dramaticamente da frequência, ou seja, da cor da luz. A luz azul, que tem uma frequência muito alta, é dispersa dez vezes mais do que a vermelha, que tem uma frequência mais baixa. Daí que a luz «de fundo» dispersa que vemos no céu seja azul.
   A sétima é “Tempo maluco”, Porque é que as nuvens ficam de um cinzento carregado pouco antes de começar a chover ou de rebentar uma tempestade? As nuvens passam de um agradável branco fofo no momento imediatamente anterior ao ínicio da chuva porque absorvem mais luz. Habitualmente, as nuvens parecem ser brancas quando a luz incide nas minúsculas partículas de gelo ou água de que são compostas e se dispersa. No entanto, à medida que essas partículas  vão aumentando de tamanho – o que acontece mesmo antes de começarem a deixar cair a chuva -, esta dispersão da luz é substituída por uma crescente absorção da mesma. Como resultado, há muito menos luz refletida a chegar ao observador que está no chão, pelo que as nuvens parecem mais escuras.
   A oitava é “Transportes complicados”, Porque é proibido levar um termómetro de mercúrio para dentro de  um avião? Os aviões são, em grande parte, feitos de alumínio e, por estranho que pareça, uma pequena quantidade de mercúrio consegue destruir uma grande quantidade de alumínio. Apesar do seu comportamento aparentemente inerte, o alumínio é, na realidade, um metal bastante reativo que se combina com o oxigénio no ar, de forma bastante violenta.
   A nona é  “ O melhor do resto”, Porque é que os balões de hélio se esvaziam mais depressa? O gás hélio não só é muito leve como é monoatóico – as suas particulas são constituidas por um único átomo. Em resultado disso, o hélio é feito das particulas gasosas mais pequenas que é possivel. Os átomos têm apenas 0,1 nanómetro de diâmetro e são capazes de passar através de películas de metal. As moléculas de nitrogénio e de oxigénio têm diâmetros muito maiores do que o átomo de hélio, o que significa que têm muito menor capacidade de se difundirem através das paredes dos balões.

Gostei muito de ler este livro, porque estava sempre na expectativa da próxima pergunta e não menos da  sua resposta, é muito interessante e por vezes divertido.   

Alexandra

Sem comentários: